Sábado, 02 de Julho de 2022
23°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Geral Mato Grosso do Sul

Minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman está com inscrições abertas

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, às 19h, ocorrerá o minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman, ministrado pelos professores doutores Luiz Fernando ...

24/06/2022 às 06h15
Por: Cabn Brasil Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, às 19h, ocorrerá o minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman, ministrado pelos professores doutores Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (UFF) e Serge Margel (UNB). O evento será presencial no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://www.even3.com.br/corpouems/

No dia 27 será lançado o livro “Corpos alterados, corpos alienados”, escrito pelos ministrantes do minicurso. 

Chantal Akerman (Bruxelas, 6 de junho de 1950 – Paris, 5 de outubro de 2015), foi uma diretora belga. Era também artista, atriz, roteirista, produtora e professora de cinema. Segundo a pesquisadora Gwendolyn Audrey, teve grande influência para o cinema feminista e Avant-Garde.[1] Seu filme mais conhecido é Jeanne Dielman (1975).

O evento é organizado pelos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da área de Letras da Unidade de Campo Grande e pelo Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade, com apoio da Fundect.

Sobre os palestrantes

Serge Margel  - Doutor em filosofia e estudos religiosos, Serge Margel é pesquisador do Fundo Nacional Suíço para Pesquisa Científica. Vivendo entre Genebra e Paris, foi professor assistente dos arquivos Husserl em Louvain, conferencista na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Leciona filosofia na Universidade de Lausanne e na Escola de Arte e Design de Genebra. Atualmente é profesor convidado na UNB. Seu trabalho se concentra nas ligações entre filosofia, teologia, metafísica e no conceito de religião na história do Ocidente. Influenciado em particular por Jacques Derrida, Serge Margel tenta pensar os fundamentos e o futuro da metafísica no contexto do mundo de hoje e apesar das alienações que percorrem nossas sociedades e nossas culturas, sejam crenças, dominação econômica ou barbárie.

Luiz Fernando Medeiros de Carvalho - Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutorado em Paris-I com Sarah Kofman(1987, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, com Jacques Derrida (1987,1994 e 1997). Experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura. Temas de interesse e pesquisa::desconstrução, alteridade, poesia e narrativa contemporâneas, filosofia contemporânea, relações entre literatura, cinema e dramaturgia. Experiência na administração de curso de pós-graduação e graduação.

Comunicação UEMS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Curitiba - PR Atualizado às 15h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 24°

Dom 25°C 11°C
Seg 26°C 12°C
Ter 25°C 11°C
Qua 25°C 11°C
Qui 26°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete